INTRODUÇÃO

“A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu circulo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades.

Todas as crianças possuem o seu próprio padrão de desenvolvimento. Apesar de diferentes investigações terem identificado “normas” ou estádios de desenvolvimento, bebés e crianças muito pequenas necessitam de espaço, tempo e apoio que lhes permita o seu próprio desenvolvimento”.

Cabe assim aos profissionais promoverem um ambiente educativo que contribua para o seu desenvolvimento global.

O projeto educativo corresponde ao conjunto de intenções a desenvolver durante o período letivo 2021/2024 e enquadra-se no projeto da Instituição cuja temática é

“Muito mais do que Palavras…”

Esta temática implica um trabalho diário que crie e promova atitudes de solidariedade e respeito mútuo, tornando-se necessário que toda a comunidade educativa seja chamada a intervir, numa linha de ação comum, de forma globalizante e dinâmica, de modo a ajudar as crianças a desenvolver as competências necessárias à formação de indivíduos atuantes, responsáveis, críticos e socialmente competentes.

O trabalho pedagógico procurará transmitir e promover, de forma coerente, valores pessoais e sociais que favoreçam a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

ê

ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS EDUCATIVOS

O ambiente educativo deve ter em conta as necessidades das crianças de forma a estimular o interesse e a curiosidade por tudo o que as rodeia e a proporcionar experiências para os diferentes níveis de desenvolvimento, favorecendo a criatividade e a independência.

O espaço está organizado a possibilitar às crianças um ambiente educativo favorável ao seu desenvolvimento, onde todos os materiais estão ao seu dispor, devidamente ordenados, seriados e classificados, para que as crianças possam facilmente fazer uma utilização correta dos mesmos

As salas organizam-se a partir de um conjunto de quatro áreas de atividades:

  • Área da Expressão Visual – Destina-se a potenciar ao máximo a criatividade e a livre expressão da criança. Nesta área realizam-se as atividades de pintura, desenho, colagem, rasgagem, modelagem etc.

Esta área integra os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades (papel; lápis; pincéis; tintas; plasticina, massas de modelar; revistas e materiais de desperdício)

  • Área do Jogo Simbólico – Nesta área pretende-se que as crianças exteriorizem a sua forma de ser e que imitem os adultos dando largas às suas emoções, sentimentos desejos e preferências. Existe neste espaço a área dos disfarces.
  • Área da Motricidade fina e das Construções – Esta área tem como objetivo estimular a coordenação visual motora, a motricidade fina e proporcionar às crianças a oportunidade de manejarem as mãos com destreza e provarem a sua capacidade de manipulação do espaço com o equilíbrio das peças.
  • Área da Expressão Linguística – Destina-se a favorecer a expressão oral e escrita da criança. Neste espaço encontra-se a biblioteca.

É também nesta área que se realizam os conselhos; as comunicações e se planifica e avalia o trabalho.

CARATERIZAÇÃO DO GRUPO

O grupo é constituído por 22 crianças (08 do género masculino e 14 do género feminino) com idades compreendidas entre os 6 e os 36 meses.

Enquadram-se num nível socioeconómico e sociocultural Médio/baixo.

Não existem nesta, primeira abordagem crianças com NEES.

A maioria das crianças é portuguesa, mas existem no grupo crianças de origem africana, brasileira.

 

QUADRO DE DISTRIBUIÇÃO POR IDADES

 

06/12

12/24

24/36

Género Feminino

3

06

05

Género Masculino

3

04

01

Dia Tipo

 

07:00h/09:00h___________________CAF*

09:00h/09:30h___________________Motricidade/higiene**

09:30h/10:00h___________________Conselho***

10:00h/11:00h___________________Artes Visuais/jogo simbólico****

11:00h/11:30h___________________Higiene/almoço

11:30h/12:00h___________________Recreio

12:00h/15:00h___________________Higiene/sesta

15:00h/15:30h___________________Levantar/higiene

15:30h/16:00h___________________Lanche

16:00h/17:00h___________________Brincadeira livre*****

17:00h/17:30h___________________Higiene/suplemento alimentar

17:30h/19:00h___________________CAF*

 

*CAF componente de apoio à família

**Jogos motores e verificação de fraldas

***Conselho/hora do conto/jogos de concentração/domínio

****Exploração e experimentação de atividades de expressão plástica e sensoriais

*****No recreio e na sala Polivalente

 

Horário da componente letiva: 09:30h/16:00h

Horário da componente não letiva: 07:00h/09:30h/16:00h/19:00h

Atividades extra curriculares:

Educação física: 1x por semana das 10:00h/11:00h

CARATERÍSTICAS SÓCIO-COMPORTAMENTAIS

Este grupo, por ser um grupo bastante heterogéneo revela caraterísticas e aquisições muito diversificadas, manifestando necessidades e interesses também eles diferenciados, quer ao nível pessoal e social; motor e cognitivo

O grupo é formado por crianças que já frequentavam esta reposta educativa e alunos que a integram pela primeira vez, assim sendo ainda se verifica a existência de subgrupos, não se verificam casos de isolamento e o grupo interage de forma positiva, tentando estabelecer relacionamentos.

O grupo apresenta já alguma autonomia e independência, tanto nível da alimentação como da higiene, sendo que 1 criança já faz o controlo dos esfíncteres.

Algumas crianças já se conseguem vestir e despir calçar-se e descalçar-se.

O grupo apresenta uma boa participação nas atividades propostas mostrando-se interessados e atentos.

Como é característico desta faixa etária ainda existem bastantes conflitos entre os pares.

As preferências lúdicas do grupo são o “jogo simbólico”, a biblioteca, e a expressão artística.

O grupo já apresenta uma boa noção da sequência do dia.

Deseja ver todo o Projeto?