Creche

“A creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao seu círculo familiar, onde irá ser integrada e no qual se pretende que venha a desenvolver determinadas competências e capacidades. Todas as crianças possuem o seu próprio padrão de desenvolvimento. Apesar de diferentes investigações terem identificado “normas” ou estádios de desenvolvimento, bebés e crianças muito pequenas necessitam de espaço, tempo e apoio que lhes permita o seu próprio desenvolvimento”. Cabe assim aos profissionais promoverem um ambiente educativo que contribua para o seu desenvolvimento global.  

Organização dos Espaços Educativos

O ambiente educativo deve ter em conta as necessidades das crianças de forma a estimular o interesse e a curiosidade por tudo o que as rodeia e a proporcionar experiências para os diferentes níveis de desenvolvimento, favorecendo a criatividade e a independência. O espaço está organizado a possibilitar às crianças um ambiente educativo favorável ao seu desenvolvimento, onde todos os materiais estão ao seu dispor, devidamente ordenados, seriados e classificados, para que as crianças possam facilmente fazer uma utilização correta dos mesmos As salas organizam-se a partir de um conjunto de quatro áreas de atividades:
  • Área da Expressão Visual – Destina-se a potenciar ao máximo a criatividade e a livre expressão da criança. Nesta área realizam-se as atividades de pintura, desenho, colagem, rasgagem, modelagem etc.
Esta área integra os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades (papel; lápis; pincéis; tintas; plasticina, massas de modelar; revistas e materiais de desperdício)
  • Área do Jogo Simbólico – Nesta área pretende-se que as crianças exteriorizem a sua forma de ser e que imitem os adultos dando largas às suas emoções, sentimentos desejos e preferências. Existe neste espaço a área dos disfarces.
  • Área da Motricidade fina e das Construções – Esta área tem como objetivo estimular a coordenação visual motora, a motricidade fina e proporcionar às crianças a oportunidade de manejarem as mãos com destreza e provarem a sua capacidade de manipulação do espaço com o equilíbrio das peças.
  • Área da Expressão Linguística – Destina-se a favorecer a expressão oral e escrita da criança. Neste espaço encontra-se a biblioteca.
É também nesta área que se realizam os conselhos; as comunicações e se planifica e avalia o trabalho.  

Estrutura física

A Creche funciona no piso 1, com duas salas de atividades uma para crianças dos 6 aos 12/15 meses e outra dos 24 aos 36 meses, existe também uma sala de transição para as crianças em aquisição da marcha.  Existem duas salas de sesta, uma para crianças dos 6 aos 12/18 meses e outra dos 18 aos 36 meses, uma copa de leites, um refeitório, uma sala de receção das famílias e uma sala polivalente, com 120 m2, onde se desenvolvem atividades de educação física, teatro e música, este espaço também serve de recreio interior e para celebrar as festividades anuais. Existem quatro instalações sanitárias, duas para as crianças e duas para adultos. Neste piso também funciona a sala de pessoal, o vestiário e a sala de isolamento, a sala de reuniões e trabalho dos professores e o gabinete da Direção Técnica.

Pré-Escolar

A educação pré-escolar destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos de idade. A Lei-quadro da educação considera-a “a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita cooperação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário” OCEP

Organização dos Espaços Educativos

O ambiente educativo deve ter em conta as necessidades das crianças de forma a estimular o interesse e a curiosidade por tudo o que as rodeia e a proporcionar experiências para os diferentes níveis de desenvolvimento, favorecendo a criatividade e a independência. O espaço está organizado a possibilitar às crianças um ambiente educativo favorável ao seu desenvolvimento, onde todos os materiais estão ao seu dispor, devidamente ordenados, seriados e classificados, para que as crianças possam facilmente fazer uma utilização correta dos mesmos A sala do pré-escolar organiza-se em dois espaços, um onde se desenvolvem atividades de expressão plástica, escrita, leitura, matemática, ciência e situações de vida prática e outro onde se desenvolvem situações de jogo simbólico, “O faz de Conta”.

Estrutura física

A valência pré-escolar funciona no piso 0, com duas salas: uma sala de atividades de jogo simbólico, e outra sala de expressão plástica, escrita, leitura, matemática, ciência e situações de vida pratica Instalações sanitárias adequadas aos alunos e uma instalação sanitária adequada a pessoas com mobilidade reduzida. Neste piso funciona também a cozinha e o refeitório. Tem uma área exterior de 100m2 destinada a recreio e atividades exteriores. Existe um espaço exterior de higiene.